Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Poeira de Ouro - Cândida Vilares e Vera Vilhena


  Olá leitores, tudo bem?
  Hoje vou resenhar o livro “Poeira de Ouro”, escrito por Cândida Vilares e Vera Vilhena.


  O livro conta a história de um grupo de pesquisadores universitários que investigam a Inconfidência Mineira. São eles: Peter, André, Sônia, Geraldo, Juliano e Beatriz (Bia).
  Tudo começa quando Juliano encontra um diário em uma biblioteca, e acredita que esse diário pertenceu à um paciente louco, que afirma ter presenciado a execução de Tiradentes. Juliano sente que precisa contar isso para alguém, mas não sabe quem. Até que, inconscientemente, conta para Bia, que no começo não se interessou muito. Com isso, Bia e Juliano se aproximam, criando uma amizade, que depois se fortifica e vira algo mais sério.
  Os dois, ao mesmo tempo que pesquisam coisas relacionadas ao diário e a Inconfidência Mineira, descobrem muitas coisas de suas origens. Isso tudo, gera alguns desentendimentos, que depois se resolvem.
  Até agora, eu citei muito a Bia e o Juliano, isso porque, além de serem os principais, o livro se volta muito para a história deles.
  Muitas coisas acontecem na parte que eu vou falar agora, então se eu falar muito acabo dando SPOILERS.
  Os pesquisadores organizam uma viajem para Ouro Preto, para estudarem mais sobre a Inconfidência Mineira. Como eu disse, muitas coisas acontecem, desentendimentos, descobertas, sentimentos... Nessa viajem, a história se volta muito para pontos turísticos, como igrejas e monumentos de Ouro Preto. E se volta também, é claro, para Bia e Juliano.

  O livro é basicamente isso. Eu tive que ler esse livro para a escola, no começo eu confesso que não me interessei muito, mas tem partes que você fica muito ansiosa (o). O livro é interessante, não foi um dos melhores que eu li, mas aprendi muito o lendo.
  Essa obra cita muito poemas de Tomás Antônio Gonzaga e de Alvarenga Peixoto. E muitas passagens do Diário que Juliano encontrou.
   Espero que tenham gostado, até a próxima resenha!


“Eles se beijaram. Subiram a ladeira lentamente, enquanto a neblina caía sobre eles. E por mais que fosse esbranquiçada aos dois apaixonados a neblina pareceu uma poeira dourada.”
 - "Poeira de Ouro", Cândida Vilares e Vera Vilhena


***


  Gostaram? Sugestões, dicas, críticas, etc, nos comentários. O que achou da obra?


***
Acompanhe o blog nas redes sociais


***

Por: Laura Justino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As melhores frases do livro "O Teorema Katherine"

  Olá leitores! Tudo bem? Separei as melhores frases do livro “O Teorema Katherine”, escrito pelo John Green, e aqui vou colocar algumas delas, que, pra mim, são perfeitas.   Quem conhece esse livro, sabe o quão significante ele é, e quantas frases são bonitas! Na minha opinião, esse é um livro muito bom e por isso tenho muitas frases para mostrar pra vocês! Vamos lá?   “Ela o amou, e ele também, intensamente.”   “A melhor forma de fazer uma pessoa gostar de você, é não gostar muito dela.”   “Eu não conseguia ouvir mais nada no mundo além de você. E, naquele momento, estava tão frio e tão silencioso... E eu te tanto.”    “É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."   “Chorar é algo a mais: é você mais as lágrimas.”   “Ele gostava de todos os livros, porque adorava o simples ato de ler, a magia d...

As melhores frases do livro "Cidades de Papel"

  Olá leitores! Tudo bem? Ontem, dia 19, foi liberado o primeiríssimo trailer da adaptação de “Cidades de Papel”, que chega as telonas em julho, e aproveitando a novidade, hoje eu separei as melhores frases do livro “Cidades de Papel”, que foi escrito pelo John Green, o mesmo autor de “A Culpa é das Estrelas”.   Antes de seguirmos, preciso avisar que este livro foi resenhado pela Fernanda, caso queira ler clique aqui , mas também deixarem o link no final do post. Então, vamos!? “Nunca consegui deixar de pensar que ela talvez gostasse tanto de mistérios que acabou por se tornar um.”   “É muito difícil ir embora - até você ir embora de fato. E então ir embora se torna simplesmente a coisa mais fácil do mundo.”   “Não tenho nada a ganhar dando um beijo nela. Mas já não quero ganhar nada.”   “Que coisa mais traiçoeira é acreditar que uma pessoa é mais do que uma pessoa.”   “Eu é que era uma pessoa frágil e dobrável, não os outr...

[Melhores frases] Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

Olá, leitores! Tudo bem? Separei as melhores frases do livro "Cidade do Fogo Celestial", sexto e último livro da série "Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare. São muitas frases, gosto muito do trabalho da Cassie, então vamos começar! "Tempere-nos no fogo, e ficaremos mais forte. Quando sofremos, sobrevivemos." "Conhecia o significado de " eu te amo", e sabia que era bom, mas não compreendia por que isso servia como explicação para qualquer coisa." "Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis." "Ela terá que aprender o que você aprendeu: que família não é sangue. São as pessoas que te amam. As pessoas que te protegem." "Adoro manhãs. Tão cheias de possibilidades." "Muito antes de alguém saber sobre planetas, eles sabiam que havia fendas no tecido da noite. As estrelas. E sabia...